Sefin, Setcult, Seplam e Imac tiram dúvidas de empreendedores do Cumbuco

Em mais uma edição do encontro “Diálogos Abertos”, empresários do ramo hoteleiro e gastronômico receberam orientações sobre o processo de formalização de novos negócios

As secretarias de Finanças (Sefin), Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), Turismo e Cultura (Setcult) e o Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac) promoveram, nessa segunda-feira (1°/8), no Centro de Apoio ao Turismo do Cumbuco, mais uma edição do evento Diálogos Abertos, que tem como objetivo aproximar o Executivo municipal dos empreendedores locais. Desta vez, a conversa se deu com empresários do ramo hoteleiro e gastronômico da região litorânea do município, que tiraram dúvidas sobre o processo de formalização de negócios.

A titular da Setcult e organizadora da roda de conversa, Lívia Holanda, destacou a importância do Diálogos Abertos para estreitar os laços com o trade turístico, responsável pela geração de emprego e renda para os caucaienses. “Foi o momento de a gente ver o que pode ser melhorado na infraestrutura e na parte de formalização das empresas. Pudemos tirar as dúvidas que eles tinham com a Sefin, a Seplam, a Setcult e o Imac. Com todos os órgãos integrados, a gente pode resolver tudo mais rápido. Essa ação demosntra que a Prefeitura está investindo fortemente no no nosso empresariado, na nossa população e no nosso turismo.”

O secretário de Finanças, Alexandre Cialdini, disse que o encontro teve o objetivo de estimular a formalização dos negócios na região litorânea de Caucaia. “Estamos cumprindo uma orientação do prefeito que é fazer com que todos os órgãos se organizem, se coordenem, colaborem com o empreendedorismo de Caucaia. Aproveitamos também para informar sobre as medidas inovadores que temos implementado na Secretaria de Finanças e para divulgar que, no próximo dia 7, às 14h, no prédio da Câmara Municipal, estaremos lançando o Empresa Mais Simples, um programa da Junta Comercial do Ceará em parceria com o Sebrae.”

A dona de restaurante Nice Mendes elogiou a iniciativa de reunir os empresários para o esclarecimento de dúvidas. “Achei bem interessante. A gente precisa saber de muitas coisas, precisa de várias respostas. Tudo que eu perguntei hoje, eu tive a resposta que queria ouvir. Então, acho bem importante esses encontros, essas reuniões. Seria muito bom que todo mundo viesse.”

O contador Paulo Sérgio Saraiva, que representa proprietários de hotéis e pousadas do Cumbuco, também se mostrou satisfeito com a ação. “Muito boa essa iniciativa no nosso município, tendo em vista que o Cumbuco está crescendo bastante e se desenvolvendo. Muitos empresários vindo para cá. Sana as dúvidas que a gente não consegue tirar no nosso dia a dia.“

Durante o Diálogos Abertos, a Sefin disponibilizou os serviços de emissão de boletos do Imposto sobre Propriedade Predial Territorial e Urbana (IPTU) e regularização de débitos por meio do Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis).

Participaram também da roda de conversa o presidente do Imac, Leandro Alves, a gerente de Acolhimento da Sefin, Angélica Pires; e o Analista de Licenciamento para Funcionamento da Seplan, Yule de Sousa.