Caucaia, 27/07/2024

Sefin participa de encontro com setor hoteleiro do litoral de Caucaia

A Secretaria de Finanças (Sefin) participou, nessa quarta-feira (22/11), da terceira edição do encontro “Diálogos Abertos” com empresários do ramo hoteleiro da região litorânea de Caucaia. Promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura (Setcult), a reunião teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo de formalização de negócios, a concessão de licenças ambientais e a tributação dos meios de hospedagem. O evento foi realizado no Centro de Apoio ao Turismo do Cumbuco.

O titular da Sefin, Alexandre Cialdini, disse que o momento foi de convergência e estreitamento dos laços com os empreendedores. “A orientação do nosso prefeito é buscar sempre o diálogo. Desde cedo, aprendi a importância de fortalecer o desenvolvimento local. A gente tem que oferecer mecanismos de desburocratização para facilitar a atividade de vocês. Por isso, implementamos uma série de procedimentos para melhorar o nosso atendimento. Estamos abrindo aos sábados. Criamos o autoatendimento, uma área para o próprio contribuinte imprimir o boleto do IPTU. Estamos corrigindo processos. Acredito que o Fisco tem de ir aonde o contribuinte está.”

O secretário respondeu dúvidas dos donos de pousadas e hotéis sobre a regularização das empresas e acolheu sugestões. Ele ressaltou que a formalização é fundamental para o impulsionamento da economia. “A informalidade não é boa para ninguém. Com ela, você perde a capacidade de investir no município, tira a competição de outros que são formais e reduz as receitas. Quando essas empresas se formalizam, elas têm condição de procurar o Estado, permitindo a implementação de políticas públicas adequadas. Estamos aqui para convergir da melhor forma. Vamos melhorar o ambiente de negócios, com transparência e tranquilidade.”

A secretária de Turismo e Cultura, Lívia Holanda, comentou sobre a iniciativa de aproximar o Poder Executivo do trade turístico, facilitando a comunicação com o segmento. Segundo ela, os empresários reclamavam da falta de acesso à Prefeitura. “Com essa nova gestão, a gente conseguiu ter esse acesso. A gente já vê que existe uma associação dos meios de hospedagem e uma associação dos restaurantes, que é a Abrasel Cumbuco. A gente tá vendo que o trade está se formalizando, se profissionalizando. Ainda falta muito para a gente atingir o nosso objetivo final, mas, juntos, a gente vai conseguir.”

A presidente da Associação dos Meios de Hospedagem do Cumbuco, Renata Cuduh, considerou a roda de conversa produtiva. “Essa reunião foi uma das mais importantes que tivemos. Tirou dúvida de muita gente e tirou um pouco o medo do diálogo frente aos órgãos públicos. Também mostrou que a Associação está ajudando nisso.”

Ao fim do encontro, o secretário Cialdini propôs a elaboração de uma cartilha com o passo a passo para a formalização das empresas em Caucaia, incluindo todo o processo de licenciamento ambiental.

Participaram ainda do 3º Diálogos Abertos o vice-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), Henrique Garcia; e o secretário executivo de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam) do município, David Pizol.