[google-translator]
Caucaia, 27/04/2024

Secretaria de Finanças lança tirinhas em quadrinhos sobre educação fiscal 

A Secretaria de Finanças (Sefin) de Caucaia lançou, nesta quarta-feira (29/11), no site da instituição, as Tirinhas da Educação Fiscal, uma produção em quadrinhos que tem o objetivo de facilitar a compreensão dos cidadãos caucaienses sobre a função social dos tributos, motivando-os para o exercício da cidadania.

Desenvolvida pela Assessoria de Governança e Comunicação (AGC) da Sefin, a iniciativa busca esclarecer a população sobre a origem, a aplicação e o controle dos recursos públicos. “Nosso objetivo maior com essas ações de educação fiscal é contribuir para a formação de crianças e jovens capazes de entender o papel do município na arrecadação de tributos e no financiamento de políticas públicas. Com esse trabalho, pretendemos nos aproximar da sociedade e estimular o exercício da cidadania”, disse a coordenadora da AGC, Raquel Mourão.

O servidor Marlony Patrício, roteirista das Tirinhas, conta como nasceu a iniciativa. “A escolha de criar quadrinhos sobre a educação fiscal foi motivada pela necessidade de tornar esse tema crucial mais acessível, envolvente e compreensível para um público diversificado. Ao usar essa forma de expressão artística, podemos contribuir para uma sociedade mais informada e consciente sobre a importância da gestão fiscal responsável.”

Idealizadora do projeto de ilustração dos quadrinhos, a designer Carla Procópio falou um pouco sobre o processo criativo. “Foi desafiador. Quis manter a diversidade entre os personagens, tanto em cores quanto em estilos, de uma maneira que o leitor pudesse se identificar com eles. Me inspirei em quadrinhos que lia na infância, como Turma da Mônica. O mundo de faz de conta é maravilhoso, mas mostrar a beleza da vida real também é algo que adoro fazer. Cada quadrinho leva em média três semanas para ser produzido. Apesar de cansativo, é gratificante. ”

As Tirinhas da Educação Fiscal serão disponibilizadas mensalmente no site da Sefin.