[google-translator]
Caucaia, 25/07/2024

Sefin e Receita Federal realizam reunião sobre sistema de informações territoriais


A Secretaria de Finanças (Sefin) realizou, na última quinta-feira (9/11), uma reunião online com a Receita Federal do Brasil (RFB) para tratar do processo de integração de Caucaia ao Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter). No encontro, o analista tributário Agostinho Susigan, da RFB, fez uma apresentação sobre o funcionamento do Sinter, que integra, em uma única plataforma, os dados cadastrais, geoespaciais, fiscais e jurídicos relativos aos imóveis urbanos e rurais, gerados por órgãos públicos e cartórios. 

Na oportunidade, Susigan ressaltou a importância de a equipe técnica da Sefin acompanhar o Roteiro Técnico de Integração ao Sinter para facilitar o compartilhamento de informações georreferenciadas e alfanuméricas (combinação de letras e números) das unidades imobiliárias do município. Ele também comentou sobre o objetivo da iniciativa e a adesão do município à plataforma.

“O Sinter é um projeto nacional de integração dos cadastros urbano e rural que permitirá conhecer a ocupação do território por meio do georreferenciamento das unidades imobiliárias indexadas por um identificador único, o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB). É um projeto que entrou em produção há menos de um ano e a participação de Caucaia já nesta fase inicial é de grande importância. Apreciamos o apoio e acreditamos que a parceria será proveitosa para todos”, afirmou o servidor federal.

O titular da Sefin, Alexandre Cialdini, disse que a cooperação entre os fiscos federal e municipais trará benefícios para as cidades brasileiras. “A integração ao Sinter é um grande avanço para Caucaia. Esse sistema moderno permite a identificação única e georreferenciada dos imóveis, facilitando o planejamento de políticas públicas em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação, saneamento, dentre outras.”

Durante a reunião, ficou acertado que, nessa fase inicial de integração, serão realizadas reuniões semanais com representantes da Receita Federal para auxiliar os técnicos fazendários na transmissão dos dados para o sistema de cadastro nacional. 

Participaram também do encontro o secretário adjunto de Inovação e Projetos da Sefin, Sidney Leão, e os servidores fazendários Regina Fidelis (titular da Coordenadoria Tributária Fiscal), Narcélio de Sá (gerente de Tributos Imobiliários) e Elizete Santos.