Sefin e PGM realizam reunião de alinhamento estratégico

Representantes da Secretaria de Finanças de Caucaia (Sefin) reuniram-se com representantes da Procuradoria Geral do Município de Caucaia (PGM) no último dia 9 de janeiro, na sede da Sefin. O encontro foi uma oportunidade de apresentar as inovações e conquistas do Fisco municipal ao longo de 2023 e teve como propósito o aprimoramento da sinergia entre os dois órgãos, visando uma otimização na arrecadação municipal.

Durante a reunião, o secretário Alexandre Cialdini destacou as principais iniciativas implementadas pela atual administração desde maio do ano anterior. Essas ações estratégicas foram concebidas para aprimorar a administração fiscal, aumentar a arrecadação e simplificar os processos para os contribuintes. Cialdini ressaltou: “Desenvolvemos soluções sustentáveis e de baixo custo, proporcionando agilidade aos processos. As ações foram fundamentadas no equilíbrio fiscal, estímulo à participação cidadã e na maximização de receitas, enquanto otimizamos despesas, resultando em um saldo fiscal positivo.”

O Secretário Cialdini ressaltou que a SEFIN e a PGM têm uma responsabilidade primordial na busca de todos os elementos que viabilizem o incremento da arrecadação. “A melhoria desse processo passa, necessariamente, pela convergência do trabalho conjunto entre as duas instituições, com o objetivo de sempre buscar evitar que aquilo que deveria ser recolhido para o Município se converta em Dívida Ativa. No entanto, caso isso ocorra, é imprescindível empregar inteligência fiscal e proatividade para recuperar o crédito que pertence ao contribuinte de Caucaia, a fim de que seja revertido em políticas públicas para o cidadão.”

Os procuradores municipais também realizaram uma abrangente exposição das ações conduzidas pela PGM, abordando questões relacionadas à dívida fiscal. E, ao término do encontro, ficou acordada a criação de um grupo de trabalho intersetorial com o objetivo de monitorar as informações estratégicas advindas da Dívida Ativa, reforçando o compromisso mútuo com uma gestão fiscal eficiente e transparente.

Estiveram presentes no encontro os gestores fazendários, incluindo Alexandre Cialdini (Secretário de Finanças), Regina Fidelis (Coordenadora Tributária Fiscal), Verônica Mota (Gerente de Arrecadação Tributária e Dívida Ativa), Márcio Gonçalves (Coordenador de Tecnologia da Informação), Narcélio de Sá (Gerente de Tributos Imobiliários) e Kariana Martins (Assessora Jurídica). Além disso, marcaram presença, incluindo Eric de Moraes e Dantas (Procurador Geral do Município), os procuradores Helano Landim, Adriana Chaves, Lincoln Soares e Dianna Castro.