[google-translator]
Caucaia, 25/07/2024

Secretaria de Finanças apoia campanha Outubro Rosa


Ações visam conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama

Em apoio ao movimento Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Finanças (Sefin) de Caucaia enfeitou o setor de atendimento aos contribuintes com flores artesanais na cor da campanha. No local, também foram expostos cartões informativos sobre a doença. A ação simbólica foi implementada nesta quarta-feira (4/10).

A gerente de Acolhimento ao Cidadão da Sefin, Angélica Pires, destaca a importância de sensibilizar os cidadãos caucaienses sobre o câncer de mama. “Ao decorar este espaço com o tema do Outubro Rosa, estamos contribuindo para a conscientização, educação e apoio às mulheres que lutam contra o câncer de mama. Ao nos envolvermos nessa causa, estamos ajudando a salvar vidas e a construir um futuro mais saudável para todas as mulheres.”

A corretora Eliane Silva considerou positiva a iniciativa. “Achei a Secretaria muito bonita. O Outubro Rosa é um mês muito importante que deveria se estender pelo ano todo. A prevenção é importante para todas as pessoas, não somente para as mulheres. Neste mês, a gente procura se alertar sobre o câncer de mama,” disse a profissional. Ela estava acompanhada da autônoma Célia Sousa e da dona de casa Socorro Ferreira, que também gostaram da decoração.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no Brasil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2023, 73.610 mil mulheres serão diagnosticadas com a doença no País. 

Em 2020, foram 18.032 mortes causadas pelo grave problema de saúde, sendo 17.825 mulheres e 207 homens, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer. A doença também acomete homens, porém é rara, representando menos de 1% do total de casos.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.