[google-translator]
Caucaia, 03/03/2024

Sefin adere à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio 


Em alusão ao movimento Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Finanças (Sefin) decorou o setor de atendimento do órgão com balões na cor da campanha e mensagens de acolhimento. Implementada na última semana, a ação é uma forma de chamar atenção para o autocuidado e a valorização da vida. 

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil. Aproximadamente 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

A gerente de Acolhimento ao Cidadão da Sefin, Angélica Pires, ressalta a importância de discutir temas relacionados à saúde mental e ao bem-estar. “O Setembro Amarelo é um compromisso contínuo de cuidar uns dos outros. É um lembrete de que não estamos sozinhos em nossas lutas, e que falar sobre nossos sentimentos e preocupações também é um sinal de força. Portanto, convidamos todos os servidores e munícipes a se envolverem neste movimento de solidariedade e empatia.”

A contribuinte Ednete Silva gostou da iniciativa. Ela leu uma mensagem de apoio que estava fixada em um dos balões e disse: “De fato, não podemos permitir que um dia ruim venha a determinar o curso de nossa história.”

Como obter ajuda

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza uma rede de atendimento gratuito para a população. Quem precisar de cuidados pode buscar orientações e acolhimento nos postos de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Caucaia.

Outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV) que presta serviço gratuito de apoio emocional. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, que funciona 24 horas. Também é possível entrar em contato com o CVV por email ou chat, acessando o site da instituição (www.cvv.org.br). 

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é a campanha mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, o movimento foi criado em 2014 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com apoio do CVV. Neste ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.