A Secretaria de Finanças (Sefin) de Caucaia se engaja, neste mês, em mais uma campanha de conscientização sobre cuidados com a saúde. Desta vez, o órgão se junta ao movimento mundial Novembro Azul e reforça a divulgação de informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer de próstata – tipo mais frequente em homens no Brasil, depois do tumor de pele não melanoma.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71.730 casos novos de câncer de próstata no País para cada ano do triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, sendo superado apenas pelo de pulmão.
Leia Mais > Novembro azul: Prefeitura de Caucaia intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata
A gerente de Acolhimento ao Cidadão da Sefin, Angélica Pires, ressalta a importância de chamar atenção para o autocuidado. “Muitos homens não gostam de falar da saúde. Isso ocorre, muitas vezes, por medo ou desconhecimento. Por isso, nós tivemos a ideia de enfeitar o setor de atendimento com balões azuis e frases que incentivam essa precaução. Cuidar da saúde também é coisa de homem.”
O corretor José Carlos Costa elogiou a iniciativa da Sefin de alertar para esse grave problema de saúde pública que atinge a população masculina. “A Secretaria está de parabéns por dar ênfase a uma campanha de nível nacional.”
*dificuldade de urinar;
*demora em começar e terminar de urinar;
*sangue na urina;
*diminuição do jato de urina;
*necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Diagnóstico do câncer de próstata
Os exames utilizados para investigar o câncer de próstata são o PSA (ta – Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis alterados dessa proteína podem significar câncer. Já o toque retal tem o objetivo de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata.
Campanha Novembro Azul
No Brasil, desde 2008, são promovidas iniciativas voltadas ao público masculino, com o objetivo de chamar atenção para a necessidade de consultas regulares e de exames preventivos relacionados ao câncer de próstata. A campanha Novembro Azul foi lançada oficialmente em 2011, inspirada no movimento australiano Movember, uma mistura das palavras em inglês moustache e november, que significam, respectivamente, bigode e novembro.