[google-translator]
Caucaia, 03/03/2024

Sefin divulga passo a passo sobre como acessar plataforma que permite abertura de empresa em até 5 minutos

Coordenado pela Junta Comercial do Ceará, o programa Empresa Mais Simples agiliza a formalização de empresas ao possibilitar o registro e o licenciamento de negócios de forma 100% digital e sem custos

A Secretaria de Finanças de Caucaia coloca à disposição dos contribuintes um passo a passo sobre como acessar a plataforma digital Empresa Mais Simples, que possibilita a formalização de novos negócios em até cinco minutos. Coordenado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), a iniciativa visa facilitar a vida dos empreendedores da região, que poderão abrir uma empresa sem burocracia e sem custos. Caucaia é o terceiro município cearense a aderir à iniciativa do Governo do Estado.

Para iniciar um negócio, basta o cidadão acessar o Portal de Serviços da Jucec, preencher um formulário digital com informações dos sócios e da empresa e assinar documentos usando o Gov.br – ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal.

Veja vídeo tutorial elaborado pela Jucec

Saiba mais

O Empresa Mais Simples unifica os dados de todos os órgãos tributários e de licenciamento estaduais e municipais, de forma ágil e segura, por meio do Portal de Serviços da Jucec. Na plataforma, estão contemplados o registro mercantil da Junta Comercial; as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretaria Municipal de Finanças; os alvarás de funcionamento da Prefeitura; os licenciamentos ambientais e sanitários das Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, assim como o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.

A nova solução abrange 215 (confira lista) atividades cadastradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), consideradas de baixo risco – que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. Atualmente, Caucaia conta com 1.331 CNAEs.

Benefícios para Caucaia

O programa Empresa Mais Simples traz praticidade, agilidade e gratuidade para o processo de criação de novas empresas, possibilitando a atração de investimentos e a melhora do ambiente de negócios do município. 

Com foco na desburocratização, a iniciativa atrai mais empresas para a cidade, gerando emprego e renda para os caucaienses. Com isso, a arrecadação se incrementa e a Prefeitura pode fazer mais investimentos, beneficiando a população. Ao mesmo tempo, permite um maior controle urbano e ambiental e otimiza os serviços públicos. Toda Caucaia ganha.