[google-translator]
Caucaia, 25/07/2024

Prazo para pagamento do IPTU 2024 prorrogado até 11 de julho

Os contribuintes devem realizar o pagamento da cota única ou primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024 até o novo prazo definido, 11 de julho. O alerta é da Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento do município (Sefin), que destaca que o pagamento total do Imposto até 11 de julho poderá trazer um desconto de até 15% no valor do débito, para os contribuintes que não tiverem débitos anteriores. O IPTU é a segunda maior receita da Prefeitura de Caucaia, e é responsável pelo financiamento de programas e ações governamentais que tornam o município um dos mais prósperos do Estado.

Com o objetivo de estimular uma cidadania plena e de contribuir para o desenvolvimento do município, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), reforça a campanha “O IPTU muda sua vida para melhor”. O lema transmite a mensagem central de que o IPTU não é apenas um imposto, mas sim um investimento na construção de uma Caucaia melhor para todos os seus cidadãos.

“Em Caucaia, o cidadão tem como acompanhar o percurso que seu imposto faz após o pagamento, pois a população de forma geral, recebe como retorno do pagamento em dia dos impostos vários benefícios. Quando se contribui com o IPTU, os recursos arrecadados são convertidos para toda a população, aumentando a qualidade nos serviços de saúde, “bora de graça”, educação, segurança, limpeza urbana e em diversas outras áreas da cidade. Assim, os recursos arrecadados com este imposto são aplicados em projetos que beneficiam diretamente os caucaienses e a cidade como um todo, impactando positivamente na qualidade de vida da população.”, destaca o prefeito Vitor Valim.

A Prefeitura de Caucaia iniciou no final de abril a disponibilização dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2024 pelo site para as pessoas que optaram pelo formato eletrônico. Para os demais, a distribuição dos carnês pelos Correios e pela equipe da Sefin  começou a ser realizada em maio. Neste ano foram emitidos 100.964 carnês, 56705 por entrega própria e 44259 por correios. Esse ano, o IPTU poderá ser pago em parcela única, até 10/07, com até 15% de desconto. Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento, poderão parcelar o imposto em até 07 vezes. O pagamento poderá ser feito por boleto e através do pix. Os contribuintes que não receberam os carnês ou que tiverem interesse em antecipar o pagamento, devem acessar o site da Sefin Caucaia. Após o vencimento, o mesmo site pode ser acessado para atualizar a data de pagamento com os acréscimos legais, evitando o deslocamento até a Sefin.

Bruno Pimenta, secretário de finanças do município, destacou que o pagamento pode ser realizado nas redes bancárias credenciadas, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e internet banking. Disse também que optar pelo pagamento em cota única proporciona a vantagem do desconto para aqueles contribuintes que não possuem débitos anteriores, além de ajudar o município. “Os recursos arrecadados com o IPTU são aplicados em projetos que beneficiam diretamente os caucaienses e a cidade como um todo, impactando positivamente na qualidade de vida da população” – finalizou o secretário.