A Secretaria de Finanças (SEFIN) realizou, nesta quinta-feira (10/8), na sede da instituição, um encontro com os corretores de imóveis de Caucaia para apresentar as recentes mudanças no atendimento do Fisco municipal. A reunião teve como objetivo aproximar a SEFIN da categoria, abrindo espaço para escutar as demandas dos profissionais.
O secretário municipal de Finanças, Alexandre Cialdini, destacou a importância de fortalecer a transparência e o diálogo com todos os públicos da Secretaria. Ele ressaltou as ações que foram implementadas nos últimos meses para melhorar o atendimento e garantir a proteção de dados dos contribuintes.
“Trouxemos o Pix para o município e reunimos em um só boleto os QR Codes do Refis e do IPTU. Também implantamos o serviço de Autoatendimento na Secretaria, que está disponível para quem quiser emitir boletos de pagamento e fazer consultas. Outra novidade é o funcionamento da Sefin aos sábados, das 8h às 12h, para dar maior comodidade aos contribuintes”, disse Cialdini.
O titular da Sefin explicou ainda que foi editada uma instrução normativa em julho determinando que terceiros apresentem procuração para consultar informações ou acessar serviços em nome de contribuintes. Segundo ele, a medida tem o objetivo de resguardar o sigilo fiscal e cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “A lei veio para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e todas as empresas públicas e privadas têm que cumprir a LGPD.”
A corretora Gorete Loupo considerou positiva a iniciativa da SEFIN de promover o diálogo com as categorias profissionais. “Essa reunião foi importante para a gente entender melhor essa mudança que foi feita agora. Achei muito bom a Secretaria estar com esse leque aberto tanto para os contribuintes quanto para os corretores de imóveis.”
Participaram ainda do encontro o secretário executivo da SEFIN, Sidney Leão; a diretora de Administração da Receita Municipal, Celita Farias; e a Gerente de Acolhimento ao Cidadão, Angélica Pires.