Diálogo Sefin apresenta aos contadores procedimentos tributários e novidades tecnológicas e desenvolvidas pelo Fisco municipal

A Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin) realizou, na terça-feira (14/5), no auditório da Câmara Municipal de Caucaia, a décima edição do projeto “Diálogo Sefin”, que teve como tema: “Bora Cooperar” (Programa de Conformidade Fiscal e Monitoramento), o Domicílio Eletrônico Municipal, o Simples Nacional, o ISSQN Nacional e o Novo Módulo ISSQN. Durante o evento, gestores da Sefin apresentaram para a classe contábil as novidades desenvolvidas pelo Fisco municipal.

Na abertura do evento, o secretário de Finanças, Alexandre Cialdini, abordou pontos importantes do “Bora Coperar” e enfatizou a necessidade de melhorar a interação entre o fisco e os contribuintes, promovendo uma comunicação mais eficaz, intensificando a educação fiscal e aprimorando as abordagens de atendimento. “É crucial que o fisco se aproxime dos contribuintes. Estamos empenhados em aprimorar os procedimentos da Secretaria de Finanças, visando aperfeiçoar os serviços oferecidos à comunidade e incrementar as receitas públicas. ” – Afirmou.

Já o coordenador de tecnologia, Márcio Gonçalves, esclareceu dúvidas sobre a pauta tecnológica, ressaltando que o objetivo desse encontro é ajudar os contadores a identificar e corrigir possíveis indícios de inconsistências e pendências que evidenciem irregularidades no cumprimento das obrigações tributárias. Também expôs as inovações tecnológicas criadas para facilitar as rotinas dos profissionais de contabilidade que transmitem informações dos contribuintes para o Fisco Municipal. O servidor falou ainda sobre o “Novo Módulo do ISS”, por meio do qual os contadores poderão realizar a escrituração dos serviços tomados e emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe).

O servidor Júlio Espínola, gerente de ISS, também deu orientações sobre o Bora Cooperar.  Para ele, “o programa de compliance permite verificar a viabilidade da conformidade fiscal, com a cooperação dos contribuintes, visando reduzir a litigiosidade tributária e estimular a cidadania fiscal no Município de Caucaia. Cumpre ainda um papel de orientação e educação fiscal”, afirmou Espínola durante sua apresentação.

O representante do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Davi Vasconcelos Vieira, também enalteceu a disposição da Sefin de se aproximar da sociedade. “Este encontro colabora bastante para nós contadores termos uma visão mais próxima do fisco e, assim, podermos levar às empresas a aos contribuintes de um modo geral, a importância do cumprimento das obrigações”.

Participaram ainda do encontro o secretário adjunto Bruno Pimenta, a diretora de Administração da Receita Municipal Verônica Mota, o secretário executivo da Seplam, David da Silva Pizol; os servidores fazendários Irapuan Rocha e Nathália Cabral, além de cerca de 30 profissionais de contabilidade.

.

Diálogo Sefin

O projeto Diálogo Sefin é uma iniciativa desenvolvida para aproximar o Fisco municipal da sociedade, com o objetivo de fortalecer a comunicação e melhorar a relação fisco-contribuinte.