[google-translator]
Caucaia, 03/03/2024

Caucaia foi o 2º município que mais abriu empresas em julho deste ano

De acordo com o levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará, 349 novos negócios foram registrados no mês passado

Mais uma boa notícia para a economia local. Em julho deste ano, Caucaia registrou a abertura de 349 empresas, assumindo a segunda posição no ranking de municípios cearenses que mais formalizaram novos negócios no período. A cidade ficou atrás apenas de Fortaleza, onde foram criados 4.313 empreendimentos. Os dados fazem parte de um levantamento mensal realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). 

O resultado conquistado por Caucaia é fruto do trabalho de desburocratização e simplificação que vem sendo desenvolvido pela gestão do prefeito Vítor Valim. Várias medidas estão sendo implementadas para facilitar a vida dos empreendedores, criando condições para uma melhoria do ambiente de negócios na região. “Estamos comprometidos em fortalecer a economia de nossa cidade, gerando oportunidades concretas de emprego e renda para a população.”

Um exemplo disso foi o lançamento, no início deste mês, do programa Empresa Mais Simples, por meio do qual os cidadãos caucaienses podem abrir uma empresa em até cinco minutos, sem burocracia e sem custos. A iniciativa descomplica a  constituição, o licenciamento e a legalização de empresas de baixo risco – aquelas que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, disse que as ações da autarquia estadual para agilizar o processo de formalização de empresas no estado têm contribuído para esses números positivos. “Esperamos que os municípios possam seguir estimulando o desenvolvimento econômico, a exemplo de Caucaia, que conquistou a segunda posição no ranking de empresas abertas, e continua buscando melhorias a partir da adesão do Empresa Mais Simples neste mês.”

Em Caucaia, dos 349 novos negócios criados em julho, 218 foram abertos no setor de serviços, 96 no comércio e 35 na indústria. Atualmente, o município conta com 30.689 empresas ativas. No primeiro semestre deste ano, foram constituídas 2.037.

Ranking dos dez municípios que mais abriram empresas em julho

1) Fortaleza – 4.313
2) Caucaia – 349
3) Juazeiro do Norte – 302
4) Maracanaú – 237
5) Sobral – 227
6) Eusébio – 149
7) Crato – 118
8) Itapipoca – 88
9) Itaitinga – 81 /  Horizonte – 81
10) Tianguá – 77