Caucaia, 27/07/2024

Alexandre Cialdini é o novo secretário de Finanças de Caucaia

O economista Alexandre Cialdini foi nomeado, na última segunda-feira (3), pelo prefeito Vitor Valim para a Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin) de Caucaia. Com sólida experiência na área, o novo secretário chega para colaborar com o desenvolvimento econômico do município, assumindo a missão de incrementar a arrecadação e melhorar a eficiência do gasto público.

Auditor fiscal da Receita Estadual, Cialdini comandou, entre os meses de maio e junho, a Secretaria Municipal de Governo de Caucaia. Antes, foi titular da Secretaria de Finanças do Eusébio (janeiro de 2021 a março de 2023), tendo ocupado cargo semelhante nas prefeituras de Fortaleza e de São Bernardo do Campo (SP).

O recém-nomeado gestor ressaltou a alegria de integrar a equipe da Prefeitura. “Pretendemos melhorar o ambiente de negócios e proporcionar o equilíbrio fiscal e financeiro, capaz de suprir a alocação de recursos para as políticas públicas municipais. Nossa contribuição tem fundamento na ação planejada, na colaboração e na cooperação entre o setor público, as empresas e o terceiro setor. Estamos empenhados em aprimorar os serviços prestados à população caucaiense.”

Ele destacou as potencialidades do município e falou sobre a importância de estimular a cidadania fiscal. “Caucaia tem um peso muito forte na economia cearense e nordestina. É um município repleto de oportunidades, cuja heterogeneidade se constitui em grande virtude para seu desenvolvimento econômico e social. Seguindo a orientação do nosso prefeito, as políticas públicas devem ser pautadas no diálogo, na transparência e nas atitudes proativas e inovadoras. Queremos nos aproximar dos cidadãos, sensibilizá-los sobre a função social dos tributos. Por isso, vamos criar o Programa de Educação Fiscal, que estará presente em todas as ações da Sefin.”

Cialdini também tem ampla formação acadêmica. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza, com especialização em Políticas Fiscais pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) e em Gestão de Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas. É mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará e em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Em 2020, tornou-se doutor pela Universidade de Lisboa.