[google-translator]
Caucaia, 24/06/2024

Caucaia prorroga prazo para pagar cota única do IPTU, com 15% de desconto, até 31 de julho

Neste ano, os contribuintes podem realizar o pagamento do imposto via Pix

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), prorrogou o prazo de vencimento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023, com 15% de desconto, para o dia 31 de julho, sem juros e sem multa. Já o pagamento da primeira parcela poderá ser realizado até o dia 5 de agosto. Neste ano, para facilitar a vida dos cidadãos, a quitação do IPTU pode ser realizada via Pix, sistema que permite a realização de transações bancárias instantâneas.

O secretário municipal de Finanças, Alexandre Cialdini, explica que o pagamento com a nova data de vencimento pode ser feito por meio do mesmo boleto bancário que foi enviado para as residências ou estabelecimentos comerciais pela Sefin no mês de junho. “O contribuinte vai poder utilizar o mesmo código de barras. Só será necessário emitir um novo boleto, se o pagamento for realizado por Pix.”

Para gerar o boleto (Documento de Arrecadação do Município – DAM), o cidadão deve acessar o Portal do Contribuinte, disponível do site da Sefin, e fazer um cadastro, informando os dados pessoais. Em seguida, o sistema pede para o usuário concordar com um termo de adesão. Após o aceite do termo, é enviado um e-mail com a confirmação do cadastro e solicitado o registro de uma senha. Na sequência, o cidadão é redirecionado para a tela de login do site da Secretaria. Os próximos passos são: entrar no portal, escolher a opção IPTU – 2ª via DAM e emitir o boleto.

Veja aqui como emitir o boleto pelo site

Quem preferir outros métodos de pagamento continua podendo quitar as suas obrigações nos serviços de internet banking, aplicativos ou autoatendimento dos bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banco do Nordeste e casas lotéricas. Além disso, é possível realizar o pagamento do DAM do IPTU com cartão de crédito, desde que haja autorização por parte do banco.

Cialdini ressalta que o objetivo da prorrogação é possibilitar que os contribuintes tenham mais tempo e comodidade para pagar o IPTU, aproveitando o abatimento de 15%. “O prolongamento do prazo mostra que a Prefeitura está em sintonia com a sociedade e quer sempre facilitar a rotina dos cidadãos. A gente conta com a contribuição de cada caucaiense. Os recursos do IPTU são fundamentais para garantir as políticas públicas municipais. É o IPTU que ajuda a financiar as escolas, os postos de saúde, o saneamento e, inclusive, o Bora de Graça. Ele valoriza o seu imóvel e melhora a vida da população”.

Confira o novo calendário de pagamento:

Cota única: 31/07/2023

1ª Parcela: 05/08/2023

2ª Parcela: 10/08/2023

3ª Parcela: 11/09/2023

4ª Parcela: 10/10/2023

5ª Parcela: 10/11/2023

6ª Parcela: 11/12/2023

Este ano, 109.973 mil imóveis serão tributados pelo IPTU.

Isenção

Imóveis com valor de até R$ 10.732,50, ou seja 5 mil Unidades Fiscais de Referência de Caucaia (Ufircas), têm direito à isenção. No entanto, é necessário a abertura de processo junto à Sefin, de forma presencial ou por meio do Portal do Contribuinte.

Mais informações

Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, o contribuinte pode entrar em contato com a Sefin, por meio do Portal do Contribuinte, disponível no site do órgão, pelo telefone (85) 3387-7345 ou pelo e-mail: arrecadacao@sefin.caucaia.ce.gov.br. Há também a possibilidade de atendimento presencial na sede da Secretaria, localizada na rua Coronel Correia, 1767, Centro.